Não é bem assim.
O tratamento medicamentoso precisa ser acompanhado de perto pelo médico psiquiatra e também pelo psicólogo com quem você faz terapia.
Essas medicações, em geral, levam um tempo de até duas semanas para fazer efeito plenamente, e podem causar alguns desconfortos nessa primeira etapa de adaptação.
Passada a adaptação, é observado o benefício que a medicação está proporcionando, a redução dos sintomas e a melhoria na sua qualidade de vida.
Em alguns casos é preciso ajustar a dosagem da medicação, por isso as consultas com o psiquiatra costumam ser frequentes no início do tratamento.
Com o passar do tempo e conforme você progride com em seu tratamento psicológico, passará a ter melhor capacidade para lidar com as situações difíceis da vida. E nesse momento é possível avaliar com o psiquiatra o que chamamos de desmame.
Alguns casos, que não se conhece a possibilidade de cura da doença ou transtorno, o correto é manter o uso da medicação por tempo indeterminado juntamente com o acompanhamento do psiquiatra.